domingo, 20 de julho de 2014

Como Plantar Tomate

Clima

Tomateiros são cultivados no mundo todo, mas não suportam extremos de temperatura, ou seja, não crescem bem nem em baixas temperaturas (< 16°C), que prejudicam o crescimento da planta e diminuem a taxa de germinação das sementes, nem em altas temperaturas (> 27°C), que prejudicam a formação dos frutos. Geralmente o tomateiro cresce melhor entre 20°C e 24°C, embora existam cultivares adaptados a temperaturas um pouco mais altas ou um pouco mais baixas. Em regiões sujeitas a geadas e a baixas temperaturas, os tomateiros costumam ser cultivados dentro de estufas.
Quanto à umidade do ar, os tomateiros são sujeitos a menos doenças quando cultivados sob uma condição de baixa umidade do ar. Alta umidade do ar favorece o surgimento de doenças e pragas nas plantações de tomate.

Luminosidade

Os tomateiros geralmente crescem e produzem melhor em condições de alta luminosidade, com sol direto.
Em regiões de clima quente e intensa luz solar, um local mais fresco e bem iluminado, sem sol direto nas horas mais quentes do dia, pode ser melhor para o cultivo dos tomateiros que um local com sol direto e altas temperaturas. Contudo, o resultado pode variar bastante de cultivar para cultivar e de região para região.

Solo

O tomateiro é tolerante quanto ao tipo de solo, devendo-se apenas evitar solos argilosos com tendência ao encharcamento.
Melhores resultados são, contudo, obtidos em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica.

Irrigação

O tomateiro necessita de uma boa disponibilidade de água, mas o solo não deve ficar encharcado, pois o excesso de água prejudica as raízes do tomateiro.

Plantio

As sementes de tomate podem ser plantadas diretamente no local definitivo da horta, ou podem ser plantadas em sementeiras, copos ou saquinhos de plástico, e copos feitos com papel jornal, com cerca de 7 a 10 cm de altura e 5 a 7 cm de diâmetro.
Coloque de duas a cinco sementes em cada recipiente, a no máximo 1 cm de profundidade, deixando posteriormente apenas uma ou duas plantas por contêiner, mantendo as mudas mais vigorosas. O transplante das mudas de tomate é realizado quando as mudas atingem de 15 cm a 25 cm de altura.
O espaçamento recomendado entre as plantas varia muito, pois depende do porte do cultivar que será plantado e das condições locais de cultivo.
Tomateiros podem ser plantados em vasos, jardineiras, cestas suspensas, sacos plásticos com terra e outros tipos de contêineres, mas o cultivar a ser plantado deve ser escolhido de acordo com o tamanho da planta, pois a maioria dos cultivares tem porte inadequado para o plantio em contêineres. Há cultivares de porte anão que podem ser cultivados até mesmo em vasos relativamente pequenos, e que além de produzir frutos, também são bastante ornamentais.

Tratos culturais

Muitos cultivares de tomate apresentam crescimento indeterminado (semelhante à uma trepadeira) e precisam de tutoramento. Este pode ser feito a cada 10 ou 15 dias amarrando a planta a uma cerca, a varas dispostas em X ou a um caramanchão. A altura mínima do suporte deve ser de 1,5 m (geralmente é de mais de 2 m). Nestes cultivares, os brotos laterais podem ser removidos das plantas periodicamente, para manter um crescimento linear até que a planta atinja o tamanho máximo (na altura) que o suporte permite. As plantas destes cultivares podem atingir vários metros de comprimento.
Outros cultivares têm crescimento determinado, ou seja, são arbustivos e de pequeno porte. Nestes cultivares não há necessidade de tutoramento, e os brotos laterais das plantas não devem ser retirados. As plantas destes cultivares são mais compactas e são bastante ramificadas. Alguns destes cultivares são adequados para o plantio em vasos e jardineiras.
Há ainda alguns outros cultivares que apresentam características intermediárias entre os tipos de crescimento indeterminado e os tipos de crescimento determinado.

Colheita

O início da colheita depende do cultivar de tomate plantado. Geralmente a colheita dos tomates inicia-se em 7-8 semanas depois do plantio para cultivares de crescimento determinado, e de 10 a 16 semanas para cultivares de grande porte. Tomateiros são plantas perenes de vida curta e se bem cuidados podem produzir frutos por alguns anos, embora essa não seja essa a prática em plantações comerciais e em regiões onde o inverno é rigoroso, onde os tomateiros são cultivados apenas por alguns meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário